Os países árabes do Médio Oriente condenaram hoje o "assalto" das polícias israelitas à Esplanada das Mesquitas, particularmente a de Al Aqsa, na ocupada Jerusalém Oriental, que consideraram uma "provocação" aos muçulmanos durante o mês sagrado do Ramadão.
O presidente do CDS/PP afirmou hoje que Portugal é o país europeu que menos combate a corrupção e insistiu no pedido de demissão do ministro da Administração Interna face à situação de milhares de imigrantes em Odemira, no Alentejo.
A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes.
Os “laços históricos” de Portugal com a Índia “valem mais” dentro de uma União Europeia (UE) a 27, sem o Reino Unido, reconheceu hoje o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Cuba vai começar, na próxima semana, a imunização da população contra a covid-19 com vacinas desenvolvidas na ilha, que ainda estão em fase experimental, anunciaram as autoridades na sexta-feira.
O arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, lembrou hoje que a "humilhante problemática dos migrantes no Alentejo" já foi alvo de alertas pela Igreja presente na região, mas "nenhuma resposta surgiu, exceto o silêncio de muitos".
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou este sábado que foi aprovado um novo contrato com a Pfizer/BioNTech para garantir mais 900 milhões de doses.
Os proprietários de habitações no complexo turístico Zmar, em Odemira (Beja), defenderam hoje o fim da requisição civil, na sequência da saída de alguns trabalhadores agrícolas imigrantes daquele espaço para outras residências.
O primeiro-ministro, António Costa, recebeu esta manhã os líderes europeus para um Conselho Europeu informal e a Cimeira UE-Índia, que decorrem hoje no Porto, debaixo do chilrear das aves dos jardins do Palácio de Cristal.
O Papa Francisco vai pedir hoje a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o coronavírus, numa mensagem de vídeo que será transmitida num concerto nos Estados Unidos da América.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou hoje que, no que se refere ao combate à pandemia, "a prioridade atual não são as patentes" das vacinas, instando os países anglo-saxónicos a "acabarem com a proibição de exportações".
A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos ao Santuário.
A associação de consumidores Deco alertou hoje que a falta de financiamento pode dificultar a conversão dos sistemas para taxar à parte os resíduos sólidos urbanos, a que os municípios estão obrigados a partir de julho deste ano.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que "as expectativas estão muito altas" para a Cimeira UE-Índia, na qual espera "dar um passo em frente" nas relações com este país.
A União Europeia (UE) apelou hoje às autoridades israelitas a agirem com "toda a urgência" para evitar uma escalada da violência em Jerusalém, segundo um comunicado do porta-voz do chefe da diplomacia europeia.
A Alemanha registou na sexta-feira 15.685 novas infeções por covid-19 e 238 mortes, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), numa altura em que a incidência do vírus no país continua a baixar.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os membros da UE estão abertos à discussão, mas que são necessárias vacinas para o imediato e o levantamento das patentes não resolverá o problema da capacidade de produção. O presidente do Conselho Europeu reiterou, este sábado, a
Presidentes de 21 países europeus, entre eles Marcelo Rebelo de Sousa, apelaram hoje a uma União Europeia (UE) com “novos métodos e novas soluções”, “líder mundial” e pediram aos cidadãos que ajudem a “moldar um futuro comum”.
Pelo menos 175 palestinianos e seis polícias israelitas ficaram feridos na sexta-feira, em Jerusalém, a maioria na Esplanada das Mesquitas, onde muçulmanos se reuniam para a última sexta-feira do mês de jejum do Ramadão, anunciou a polícia local.
Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes UE-Índia.