Portugal pode atingir os 120 casos de SARS-CoV-2 por cem mil habitantes entre 15 a 30 dias, caso se mantenha o crescimento do número de infeções, indica o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19 hoje divulgado.
O PSD contrariou a versão hoje apresentada pelo antigo secretário de Estado Mourinho Félix relativamente às consequências da retransmissão de obrigações do Novo Banco para o BES em liquidação, atribuindo a subida dos juros ao Orçamento do Estado de 2016.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou hoje serem insuficientes as mil milhões de vacinas anti-covid-19 que se esperam dos países do G7 e defendeu um plano com uma "economia de guerra", afirmou hoje numa conferência de imprensa.
O PSD na Câmara de Lisboa vai pedir responsabilidades ao presidente Fernando Medina, que acusa de ter sido incompetente ou de ter mentido no caso da divulgação de dados de ativistas russos à embaixada da Rússia em Portugal.
Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos ganharam hoje lugares no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos dois anos, juntando-se aos cinco membros permanentes e aos outros cinco eleitos no ano passado.
A Polícia Marítima efetuou 3.833 ações de sensibilização nas praias costeiras de todo país nas primeiras três semanas depois de terem entrado em vigor as regras de acesso às zonas balneares estabelecidas pelo Governo em contexto de pandemia.
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, demarcou-se hoje do parecer que o seu Governo prepara para desobrigar o uso de máscaras para vacinados contra a covid-19 e para quem já esteve infetado, após ser fortemente criticado.
A Amnistia Internacional pediu hoje esclarecimentos ao Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e à Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre os procedimentos adotados pelas câmaras municipais no envio de comunicações de manifestações e vigílias.
O candidato comunista à Câmara de Lisboa João Ferreira considerou hoje que a divulgação de dados de organizadores de manifestações a embaixadas é uma situação grave e pede uma mudança rápida de procedimentos para que não volte a acontecer.
A Associação de Estudantes da Escola Secundária de São Lourenço (AE-ESSL), em Portalegre, denunciou hoje que as condições físicas do edifício colocam “em perigo” a comunidade escolar, reconhecendo a direção da escola alguns problemas no espaço.
Nas ruas de Alfama, em Lisboa, as roupas nos estendais das janelas substituem os tradicionais enfeites das festas populares na véspera do Santo António. A música parou e o cheiro a sardinhas assadas faz parte do passado.
Itália registou 1.901 novos casos de covid-19 e 69 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde italiano, que salientou também que a campanha de vacinação já permitiu imunizar 25,28% da população.
A ação do Presidente da República foi tomada depois do parlamento ter aprovado um projeto-lei que renova por mais 90 dias a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em 13 de junho.
O escritor português António Torrado, autor de mais de uma centena de obras literárias, em particular para a infância, morreu hoje em Lisboa, aos 81 anos, revelou à Lusa o escritor José Jorge Letria.
A abertura de serviços ao público em atendimento espontâneo, prevista para segunda-feira, levou hoje organizações de trabalhadores dos registos e notariado a anteverem um cenário de “caos” nas repartições, com marcações preenchidas até setembro.
A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a “pandemia ainda não acabou”.
O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) exortou hoje as farmacêuticas e os profissionais de saúde a relatarem casos de miocardite ou pericardite em pessoas que receberam as vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia.
As câmaras municipais do Porto, de Coimbra e de Faro disseram hoje à Lusa que a realização de manifestações públicas nos seus concelhos é apenas comunicada às autoridades policiais e que os dados não são enviados para outras entidades.
O corpo de uma menina de seis anos, sequestrada juntamente com a irmã pelo pai, foi descoberto no fundo do mar perto da ilha de Tenerife, após semanas de intensa busca. O caso está a causar comoção em Espanha e já são vários os protestos devido ao caso.
Os internamentos nos hospitais da Região de Lisboa por covid-19 têm vindo a aumentar nas duas últimas semanas, reflexo do aumento dos contágios, mas a média de idade dos doentes baixou deixando de atingir os mais idosos.
Portugal tem hoje 22 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais dois do que na última sexta-feira.