A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, anunciou hoje o Instituto Camões, lembrando que já existem 20 escolas na Bulgária que ensinam português aos alunos do ensino secundário.
O partido Chega, liderado por André Ventura, felicitou o resultado do partido de extrema-direita Vox que passou a ser a terceira força política em Espanha ao eleger 52 deputados nas legislativas de domingo.
O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, apelou hoje a “todos os partidos” para que atuem “com responsabilidade e generosidade” para desbloquearem o impasse político em Espanha, assegurando que pretende formar um Governo progressista.
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, pela vitória dos socialistas do PSOE nas eleições gerais de Espanha, disse à agência Lusa fonte do executivo português.
O conservador pró-europeu Klaus Iohannis venceu a primeira volta das eleições presidenciais de hoje na Roménia com 39% dos votos, segundo duas sondagens feitas à boca das urnas.
O secretário-geral do Cidadãos, José Manuel Villegas, espera que os resultados do partido nas eleições legislativas de hoje em Espanha possam contribuir para "solucionar o bloqueio político".
Os socialistas do PSOE ganharam as legislativas de hoje em Espanha sem maioria, conseguindo 120 deputados, menos três do que nas eleições anteriores, quando estão contados 99,9% dos votos e atribuídos todos os 350 lugares no parlamento.
O presidente da República da Bolívia, Evo Morales, renunciou hoje ao cargo, após quase 14 anos no poder, numa declaração transmitada pela televisão do país.
O aumento do orçamento da UNESCO vai estar em debate a partir de terça-feira, em Paris, na conferência geral da organização, o que deve contar com o apoio de Portugal, admitiu à Lusa o embaixador Sampaio da Nóvoa.
O secretário-geral do PP (direita) de Espanha, Teodoro García Egea, defendeu hoje que o primeiro-ministro em funções, Pedro Sánchez, deverá "começar a pensar em ir-se embora" se se confirmar a perda de mandatos dos socialistas nas eleições.
Os ministros bolivianos Luís Alberto Sánchez e César Navarro e o presidente da Assembleia Nacional renunciaram hoje aos cargos, em plena crise no país, após as eleições de 20 de outubro que deram a vitória a Evo Morales.
Cinco militares italianos ficaram hoje feridos, dos quais três com gravidade, quando um engenho explosivo deflagrou à sua passagem, no norte do Iraque, disse hoje o Ministério da Defesa italiano.
A 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora considerou hoje "excecional" a operação de resgate do corpo do homem que no sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa, sublinhando que foram ultrapassadas "as piores previsões".
Luís Montenegro apresentou hoje a sua candidatura à liderança dos social-democratas com as promessas de uma baixa de impostos, IRS, IRC e IVA, e de “devolver o ‘D’ ao PSD”, porque o país já tem “PS a mais”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que a sua visita a Itália é um sinal de "grande solidariedade" em relação à posição do seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, sobre a União Europeia.
O secretário-geral do PCP homenageou hoje o legado de Álvaro Cunhal, que faria 106 anos, afirmando que a sua visão sobre a integração de Portugal na União Europeia continua a ser um "instrumento importante".
O PSOE (socialistas) ganhou as legislativas de hoje em Espanha mas perde deputados, devendo eleger entre 114 a 119 (menos 4 a 9 do que em abril), segundo a projeção à boca das urnas da televisão pública espanhola (TVE).
Milhares de pessoas participaram hoje em Paris numa polémica marcha contra a islamofobia, que dividiu a classe política, especialmente a esquerda, e provocou fortes críticas do Governo francês e da extrema-direita.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, formulou hoje votos de que as eleições em Espanha corram “o melhor possível”, sublinhando que o que for bom para um país “irmão e vizinho” é bom para Portugal.
O corpo do trabalhador que sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa (Évora) foi resgatado hoje à tarde por mergulhadores, disse à agência Lusa a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora.
O deputado venezuelano Francisco Torrealba, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no Governo), disse hoje que a crise política no país tem sido aproveitada para "fazer grandes negócios", apontando aqueles "que representam os sistemas financeiros".
O ato eleitoral na cidade de Barcelona decorre sem incidentes, apesar da “desobediência civil” que marcou o dia de reflexão, tendo a participação baixado ao princípio da tarde.
A taxa de participação nas eleições legislativas espanholas de hoje situou-se nos 37,93%, às 14:00 locais, menos uma em Lisboa, tendo registado uma quebra de 3,5% em relação ao anterior sufrágio de 28 de abril.