O Governo português condenou hoje, "nos termos mais fortes", a Rússia pela sua guerra em solo ucraniano e pela sua "retórica nuclear irresponsável", assegurando estar "totalmente empenhado em assegurar a responsabilização" de Moscovo e a reparação da Ucrânia.
O Parlamento suíço apresentou hoje uma proposta para permitir a reexportação de armas para a Ucrânia, depois do Governo ter vetado no último ano a transferência, por países terceiros, de armamento fabricado na Suíça à nação em guerra.
O ministro ucraniano Dmytro Kuleba espera um apoio "notável" a uma resolução de apoio a Kiev na Assembleia Geral das Nações Unidas, frisando que "ou se apoia a Carta da ONU ou aqueles que a violam: não há meio termo".
A Câmara de Lisboa rejeitou hoje um voto de repúdio sobre a permanência dos brasões coloniais dos territórios ocupados por Portugal no Jardim da Praça do Império e para que se inicie um processo de descolonização da memória histórica.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu hoje uma "paz genuína e duradoura" na Ucrânia baseada na Carta da organização e no direito internacional, afirmando-se comprometido com o respeito pelas fronteiras ucranianas "reconhecidas internacionalmente".
A líder da oposição bielorrussa alertou hoje a União Europeia de que a vitória da Ucrânia sobre a Rússia está "diretamente" ligada à liberdade da Bielorrússia, que nunca poderá tornar-se "prémio de consolação" do Presidente russo.
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, reiterou hoje o pedido de perdão da Igreja Católica portuguesa após ter sido divulgado o relatório sobre os abusos sexuais, dizendo que é “um misto de tristeza e de esperança”.
O Reino Unido considera "realista" que, após os últimos anúncios de ajuda militar feitos pelos países aliados, o Exército ucraniano lance com êxito uma nova ofensiva contra a Rússia na primavera ou verão.
Uma professora de uma escola secundária morreu nesta quarta-feira depois de ser esfaqueada por um aluno na sala de aula em Saint-Jean-de-Luz, localizada no sudoeste de França.
O Presidente da República promulgou o diploma que reintroduziu na orgânica do Governo o cargo de secretário de Estado da Agricultura, atualmente ocupado pelo engenheiro agrónomo Gonçalo Caleia Rodrigues.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou 802 ataques à rede de saúde da Ucrânia desde o início da invasão russa a este país, nos quais pelo menos 101 profissionais de saúde e doentes morreram.
Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa rejeitaram hoje a moção proposta pela liderança PSD/CDS-PP para instar o Governo a implementar “uma verdadeira descentralização em matéria de habitação”, no âmbito do programa Mais Habitação.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, desejou hoje bom trabalho a todos os membros da comissão de inquérito à TAP, proposta pelo BE, recordando o “instrumento particularmente poderoso” que representa esta iniciativa parlamentar.
Dois acidentes na Ponte D. Luís, com um total de sete viaturas envolvidas, provocaram hoje sete feridos ligeiros e obrigaram ao corte da Estrada Nacional 114, que liga os concelhos de Santarém e de Almeirim, disse fonte da proteção civil.
O presidente da Câmara de Setúbal defendeu hoje que o relatório da Comissão de Fiscalização ao acolhimento de refugiados ucranianos pelo município sadino “não confirma nenhuma das infundadas suspeitas lançadas no fim de abril de 2022”.
O valor pago em horas extras aos médicos pelo trabalho realizado em serviços de urgência foi de cerca de 108 milhões de euros em 2022, segundo dados provisórios avançados hoje pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população devido às previsões de tempo frio e chuva para os próximos dias.
O Ministério Público abriu 15 inquéritos na sequência das 25 participações remetidas pela comissão independente que estudou os abusos sexuais na igreja católica, confirmou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR), que também recebeu quatro denúncias do Patriarcado de Lisboa.
O parlamento aprovou hoje duas resoluções do PSD e da IL que recomendam ao Governo o reforço e prolongamento até 2026 do plano de recuperação de aprendizagens criado para responder ao impacto da pandemia de covid-19.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje ao secretário de Estado Adjunto e da Justiça (SEAJ) preocupação pela situação de "extraordinária gravidade" que se vive no sistema de saúde prisional, designadamente na área da psiquiatria.
Uma petição em defesa do Aeroporto de Beja e da criação de acessibilidades da infraestrutura reúne mais de 2.000 assinaturas e os promotores querem atingir as 7.500 para que seja debatida em plenário da Assembleia da República.
A China apresentou à Rússia a sua visão para "a solução política" do conflito na Ucrânia, que deve ser tornada pública ainda esta semana, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
O programa Vale Eficiência, para combater a pobreza energética das habitações, apenas atribuiu 11% dos incentivos previstos até final de 2022, estando "muito aquém" das metas definidas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).