A curta-metragem "2720", do realizador luso-suíço Basil da Cunha, venceu o Prémio de Melhor Filme Europeu na 46.ª edição do Festival Internacional de Clermont-Ferrand, em França, anunciou a organização do certame, que hoje terminou.
No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, falou-se sobre "Vidas Passadas", filme que conta com duas nomeações para os Óscares (Melhor Filme e Melhor Argumento Original), esteve nomeado para cinco Globos de Ouro e faz parte de quase todas as listas dos melhores de 2023.
No último episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto, as atenções viraram-se para "Anatomia de Uma Queda", multipremiado filme francês nomeado para cinco Óscares, que tem merecido rasgados elogios por parte da crítica especializada e venceu a Palma de Ouro em Cannes.
O músico Paulo de Carvalho afirma-se "atento ao momento que vivemos" e "ao mundo que nos rodeia", o que se reflete no seu novo álbum recém-editado, "2020", no qual fala também da família.
Hugo Gonçalves, autor de um romance sobre o 25 de Abril, considera a literatura uma ferramenta fundamental para a democracia, mas tem dúvidas do seu uso e alerta para a fragilidade da liberdade e do que custou 50 anos a conquistar.
Com o mote "ter um bebé é só o começo... Ser mãe é para a vida", a Força de Produção traz mais um sucesso do teatro musical internacional, com música ao vivo, aos palcos portugueses.
O maestro Seiji Ozawa, antigo titular da Sinfónica de Boston e da Ópera Estatal de Viena, vencedor de prémios Grammy e Emmy, morreu na terça-feira, em Tóquio, aos 88 anos, anunciou hoje a sua agência, Veroza Japan.
Em "O mapa do conhecimento", a historiadora Violet Moller refaz o caminho de manuscritos que se acreditava terem sido perdidos após a queda do Império Romano. A autora leva-nos numa jornada de homens ávidos de conhecimento, copistas e humanistas, contrabandistas de obras de astronomia, matemática e
O presidente do Hot Clube de Portugal, Pedro Moreira, considera que, aos cem anos, o Jazz em Portugal está pleno de qualidade e diversidade, mas o mercado mantém-se "extremamente" limitado e com honorários iguais ou inferiores aos dos anos 1990.
O (H)aver Teatro – Grupo de Teatro Amador da ACERT estreia na sexta-feira, em Tondela, “Maleitas de Portugal”, um espetáculo que tem na ironia “a grande receita” para os problemas do país, disse à agência Lusa um responsável.
O Monstra - Festival de Animação de Lisboa deste ano acontece sob o tema da liberdade de expressão, associando-se às comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, foi hoje anunciado.
A tradição de oferecer dinheiro no Ano Novo Lunar, para desejar sorte e afastar maus espíritos, tem origem há mais de dois mil anos na China e é mantida por muitos portugueses em Macau.
Novos autores nacionais e estrangeiros estreiam-se no mercado livreiro português em fevereiro, mês que trará também de volta nomes como Fernanda Melchor, Claire Keegan ou Jon Fosse, e levará várias novidades ao festival literário da Póvoa de Varzim.
O pai do Jazz em Portugal, Luís Villas-Boas, completaria em março 100 anos e a data foi o mote para uma biografia que inclui uma coletânea de 70 entrevistas divulgadas em imprensa, rádio e televisão, entre 1948 e 1994.
Surma vai levar o disco "alla" em digressão por Espanha, França, Suíça e Itália entre fevereiro e março, num conjunto de 19 atuações que visam o relançamento internacional do projeto, anunciou a cantautora Débora Umbelino.
O grupo norte-americano Warner Music anunciou nesta quarta-feira que irá demitir 10% dos seus funcionários, o que corresponde a 600 vagas, como parte de um plano de redução de custos de 200 milhões de dólares.
O Carnaval de Torres Vedras ultima os preparativos para receber mais de meio milhão de visitantes mascarados entre sexta-feira e quarta-feira, quando comemora o seu centenário com o maior orçamento de sempre devido à inflação.
A primeira peça do dramaturgo Martin McDonagh, "A rainha da beleza de Leenane", centrada numa relação doentia entre mãe e filha, dentro de uma casa, sobe ao palco do Trindade, em Lisboa, no dia 15, encenada por Sandra Faleiro.
"A Vida na Selva" é uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem entre lembranças de infância e palestras proferidas já como escritor, depois de uma carreira como magistrado, político e homem desde sempre ligado ao mundo da justiça. O que começou por ser o título de
A história e histórias do Jazz em Portugal, bem como do seu principal divulgador, Luís Villas-Boas são contadas num espetáculo de teatro e música, a ser apresentado em Lisboa na sexta-feira, num dia dedicado àquele género musical.
Os livros “A invenção do canto e outros versos”, de Carlos Tê, e “Razão de ser e outras letras”, de João Monge, marcam o início de uma série dedicada aos escritores de canções, que chega hoje às livrarias.
O duplo signo da liberdade e da esperança marcam a programação cultural deste ano na Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, com exposições de Ana Vidigal e Alfredo Cunha e uma coletiva de artistas nascidos após 1974.
Os filmes “A febre de Maria João”, de Afonso e Bernardo Rapazote, e “Sagrada Família”, de Diogo S. Figueira, são os mais nomeados para a segunda edição dos Prémios Curtas, revelou o organizador, André Marques.