Nuno Cardoso coloca no palco um bordel e encontra nele os palhacitos, os mentirosos e as máscaras que em 2020 se põem como sorvedouros do poder e das esperanças alheias. Afinal, basta fingir ser bispo para ser bispo: chega fingir ter a solução para ser a solução.
Os concorrentes da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio de 2021 nos Países Baixos, vão gravar as atuações nos seus países, de modo a garantir que o concurso acontece, caso estejam impedidos de viajar.
O festival de cinema Porto/Post/Doc, a decorrer entre sábado e 29 de novembro, reflete sobre uma "ideia de polis um pouco assombrada", sob o lema "A Cidade do Depois", num ciclo específico e no Fórum do Real.
Se achas que já viste tudo o que havia para ver, então tens mesmo de ler esta newsletter até ao fim. Hoje falo-te de uma série que tem tudo para ser mais um cliché de adolescentes mas que também tem vários pontos especiais, um documentário baseado num crime real que envolve o jet set da Argentina e
Uma exposição com obras que percorrem trinta anos de "sede de experimentação", da artista Cristina Ataíde, cruzando desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo, abre ao público a 25 de novembro, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.
A estreia da peça "O Punho", de Bernardo Santareno, pela Escola de Mulheres, na quinta-feira, em Lisboa, concretiza a homenagem ao dramaturgo, nascido há cem anos, e a necessidade de "honrar o pedido e a vontade" da encenadora Fernanda Lapa.
Uma equipa de investigadores anunciou, esta terça-feira, o lançamento de um ambicioso projeto para identificar, recriar, arquivar e expor os aromas do passado histórico da Europa do século XVI.
"1.º Direito", de Nicolau Fernandes e Ricardo Henriques, editado pela portuguesa Pato Lógico, foi distinguido como um dos cinco melhores livros ilustrados do ano, num concurso chinês de literatura infantil, no âmbito da Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai.
As restrições impostas pelo Governo e a incerteza sobre a evolução da covid-19 levaram pelo menos dois distribuidores a adiarem para 2021 as estreias de alguns filmes portugueses, entre os quais "Bem Bom", "Sombra" e "Amadeo".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje a escritora Alice Vieira e os músicos Jorge Palma e António Variações, este a título póstumo, anunciou a Presidência da República.
Uma exposição inédita de diálogo entre pintura, fotografia e escultura, na segunda metade do século XIX, a partir da coleção do Museu do Chiado e do Arquivo de Documentação Fotográfica da Direção-Geral do Património Cultural, abre quarta-feira, em Lisboa.
A obra "Os Intelectuais em Portugal na Idade Média. O Retrato das suas Maiores Figuras, de Santo António a Gil Vicente", de Armando Norte, é uma das vencedores dos Prémios da Academia Portuguesa da História (APH), hoje divulgados.
O livro “Não Mais Amores”, que chega hoje às livrarias portuguesas, reúne “todos os contos de Javier Marías, pela primeira vez, num só volume”, anunciou hoje a editora.
A 7.ª edição do Festival O Sol da Caparica, que se realiza no concelho de Almada, de 12 a 15 de agosto do próximo ano, vai contar com a participação de António Zambujo e dos Clã, no primeiro dia, anunciou hoje a organização.
Com as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América como pano de fundo, o "É Desta Que Leio Isto" debateu o livro "Viagem ao Sonho Americano", da jornalista Isabel Lucas.
"Correções", de Jonathan Franzen, foi o livro escolhido para a terceira sessão do clube de leitura "É Desta Que Leio" dedicada a livros que nos ajudam a entender a América (mote das sessões do mês de outubro, no contexto de eleições norte-americanas). Desta vez não se falou de política, ou pelo meno
O centenário de três autores latino-americanos, Clarice Lispector, Olga Orozco e Mario Benedetti, é assinalado este mês, com o ciclo "Três vezes Cem", pela Casa da América Latina (CAL), em Lisboa, anunciou hoje a organização.
O poeta espanhol Francisco Brines foi galardoado com o Prémio Cervantes 2020, o mais alto reconhecimento das letras em Espanha, anunciou hoje o ministro da Cultura e Desportos, José Manuel Rodríguez Uribes.
O atelier R2 Design venceu o Prémio Design de Livro 2020, pela resposta ao "desafio complexo" de desenhar o livro "Arquivo Diogo Seixas Lopes", da Dafne Editora, revelou hoje a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).
O filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional', anunciou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O espetáculo “A coragem da minha mãe”, uma história real sobre como uma judia escapou a Auschwitz, de George Tabori, encenado por Jorge Silva Melo, estreia-se em Portugal no dia 18, no Teatro da Politécnica, em Lisboa.
O Teatro das Beiras estreia, sexta-feira, na Covilhã, "A Força do Hábito", de Thomas Bernhard, peça que conta com encenação de Nuno Carinhas e que se apresenta como uma metáfora da resiliência que a vida dos artistas implica.
A fadista Mariza canta Amália Rodrigues no seu próximo álbum, projeto que acalentava "há alguns anos" e que publica na próxima sexta-feira, dia 20, e considera-o "uma banda sonora de Lisboa", como disse em entrevista à agência Lusa.
O maestro John Nelson, o pianista András Schiff e a violinista Isabelle Faust estão entre os protagonistas da segunda etapa da Temporada de Gulbenkian Música 2020-2021, a cumprir de janeiro a março, hoje anunciada pelos serviços da fundação.