Antigamente — mas não assim há tanto tempo —, havia portugueses de primeira e portugueses de segunda. Ser de segunda significava ter direitos limitados, como tribunais especiais ou impostos mais pesados. A diferença de estatuto marcava também os que podiam e os que não podiam votar.
PSD e PS manifestaram-se hoje contra as medidas de agravamento de penas e a expulsão de estrangeiros que cometam crimes graves propostas pela IL, apontando inconstitucionalidades, mas os sociais-democratas mostraram abertura para incluir a nacionalidade nos dados do RASI.