O Departamento de Justiça dos EUA, sob a administração Trump, apresentou uma ação judicial contra a cidade de Nova Iorque devido às suas políticas de “cidade santuário”, que limitam a cooperação entre autoridades locais e agentes federais de imigração.
O condado de Miami foi o primeiro a assumir publicamente que irá cumprir a ordem do Presidente Trump, detendo os imigrantes ilegais e garantindo assim que mantém intactas as verbas que recebe do governo federal.