Centenas de pessoas concentraram-se hoje no Chiado, em Lisboa, para se manifestarem contra o racismo e a xenofobia, numa luta que consideram atual e urgente contra novos movimentos que dizem estar a legitimar retrocessos nesta área.
As forças armadas ucranianas relataram intensos combates com militares russos, hoje, enquanto a agência de energia atómica do país disse ter feito o "encerramento a frio", por razões de segurança, do último reator que estava em funcionamento na maior central nuclear da Europa.
Professores marcaram hoje presença nas comemorações do Dia de Portugal, no Peso da Régua, empunhando cartazes onde pedem "respeito" e para reafirmarem que a luta continua.
O dirigente socialista Porfírio Silva saudou hoje a mensagem de "mobilização, unidade, persistência e continuidade" do Presidente da República e, sobre as vaias ao ministro das Infraestruturas, considerou que as diferenças de opinião são normais em democracia.
As autoridades das cidades próximas do vulcão Mayon, na ilha filipina de Luzon, no leste do país, continuaram hoje a retirar mais de 10.000 pessoas que abandonaram as suas casas desde sexta-feira devido ao risco de erupção.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que os protestos fazem "parte da liberdade e da democracia", depois de ter sido confrontado por muitos professores que aproveitaram o 10 de Junho para se manifestarem na Régua.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, disse hoje acreditar que o país será capaz de "gerar mais oportunidades", criar "mais riqueza" e fixar os jovens, defendendo que "vale a pena acreditar em Portugal".
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, considerou hoje que há boas notícias sobre a saúde do Papa Franciso, manifestando-se convicto da presença do pontífice argentino em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, junta-se hoje aos portugueses em Maputo para as comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, destacando a riqueza da diversidade graças à presença espalhada pelo mundo.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, defendeu hoje, no Porto, em reação ao discurso do Presidente da República no 10 de Junho, que "mais do que uma poda", o país precisa "de uma árvore nova".
O indivíduo detido pelo esfaqueamento de quatro crianças e dois adultos num parque infantil em Annecy, leste de França, na passada quinta-feira, foi acusado de tentativa de homicídio e de rebelião com arma, anunciou hoje o Ministério Público.
Centenas de pessoas já subscreveram uma petição eletrónica, lançada em abril, que visa "uma maior e mais justa inclusão das comunidades portuguesas na vida política nacional", disse hoje à Lusa um dos proponentes, o conselheiro das comunidades Pedro Rupio.
Os internos de Pediatria do Hospital de Faro condenam, em carta enviada a várias entidades, as "tentativas de coação" a que são sujeitos para realizar urgências no Algarve, mesmo quando estão a estagiar longe desta região.
O Papa Francisco está a melhorar após a cirurgia de quarta-feira a uma hérnia abdominal, mas foi desaconselhado de fazer esforços e a celebrar publicamente a oração do Angelus no domingo, afirmou hoje o médico que o operou, Sergio Alfieri.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, chegou hoje a Kiev para uma visita não anunciada previamente, por razões de segurança, informa o portal Ukrinform, que apresenta uma imagem do político na capital ucraniana.
O Presidente da República defendeu hoje que Portugal não pode desistir de criar mais riqueza, igualdade, mais coesão, considerando que só isso permitirá que continue a ter a sua "projeção no mundo".
O Presidente da República considerou hoje necessário "cortar os ramos mortos que atingem a árvore toda", advertindo que, só se não se quiser, é que "Portugal não será eterno".
O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou hoje que pretende voltar a conversar "em breve" com o Presidente russo, mas ressalvou que a condição prévia para uma "paz justa" é que a Rússia retire as suas tropas da Ucrânia.
O Ministério da Defesa britânico confirmou que as forças ucranianas fizeram nas últimas 48 horas "importantes operações" militares em várias partes do leste e sul do país.
A empresa hidroeléctrica russa, RusHydro, calcula que a água do rio Dnieper volte ao caudal normal na sexta-feira, pelo menos na parte baixa de Kakhovka, onde se encontrava a barragem que colapsou na terça-feira.
O representante da República para os Açores, Pedro Catarino, alertou hoje para o crescimento do populismo, em várias partes do mundo, apelando a uma reforma das instituições democráticas e à formação de jovens para o combater.
As organizações sindicais de docentes anunciaram hoje que requereram junto dos colégios arbitrais a aclaração dos acórdãos que decretam os serviços mínimos para as avaliações sumativas, para as provas finais de 9.º ano e os exames do ensino secundário.
O Presidente angolano, João Lourenço, felicitou hoje o seu homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas destacando os "contactos de alto nível" entre os dois países.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi hoje vaiado à chegada à cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorre hoje no Peso da Régua.