A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse hoje no parlamento que o diploma que permite a prorrogação do 'lay-off' simplificado até ao final de julho será aprovado esta semana.
A ministra do Trabalho disse hoje que o novo apoio de 438,81 euros para trabalhadores sem proteção social estará disponível em julho, tendo como contrapartida a inscrição na Segurança Social "independentemente do tipo de vínculo”.
Os apoios excecionais de resposta à covid-19 abrangem neste momento 1,2 milhões de pessoas e 144 mil empresas, tendo já sido pagos 778 milhões de euros, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) advertiu hoje que "existem vários fatores de risco" na proposta de Orçamento Suplementar do Governo, entre os quais as transferências e injeções previstas para a TAP e para o Novo Banco.
O acordo entre Portugal e Bruxelas para a venda do Novo Banco implica que podem ser injetados mais de 3,9 mil milhões de euros já que o Estado pode ter de capitalizar diretamente o banco num cenário adverso.
A coordenadora Bloco de Esquerda, Catarina Martins, exigiu hoje que a inclusão do subsídio extraordinário de desemprego, proposto pelo partido e já aprovado na generalidade, no orçamento suplementar, esta semana em debate no Parlamento.
O secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, disse hoje que a companhia aérea TAP deve apresentar um plano estratégico "com celeridade", e salientou que o próximo verão será importante para ter perspetivas sobre o futuro.
O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) denunciou hoje situações de recurso ao 'lay-off' simplificado de forma "abusiva e ilícita" por algumas transportadoras e vai convocar uma assembleia-geral de associados para decidir formas de luta.
A Madeira vai ter uma perda de receita fiscal na ordem dos 195 milhões de euros até ao final do ano por causa da pandemia da covid-19, afirmou hoje o vice-presidente do Governo Regional.
O contrato de venda do Novo Banco à Lone Star pelo Fundo de Resolução já chegou ao parlamento, confirmou fonte da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) à Lusa, e os deputados já foram informados da chegada do documento.
A auditora PWC certificou com reservas as contas da mutualista Montepio, segundo as contas que divulgaram prejuízos de 408,8 milhões de euros em 2019, devido aos 800 milhões de euros em ativos por impostos diferidos que considera sobreavaliados.
O Banco de Portugal prevê que a taxa de desemprego seja de 10,1% em 2020, diminuindo para 8,9% em 2021 e 7,6% em 2022, e aponta para uma quebra de 4,5% do emprego este ano.
O ministro das Finanças, João Leão, admitiu hoje que o Estado poderia intervir no Novo Banco "enquanto acionista", excluindo a injeção de capital ao abrigo do Mecanismo de Capital Contingente, com limite de 3,9 mil milhões de euros.
A venda de casas em Portugal aumentou 23% em maio, face ao mês anterior, depois de uma queda de 53% em abril, de acordo com o Índice de Volume de Vendas de Habitação da Confidencial Imobiliário, hoje divulgado.
A Comissão Europeia anunciou hoje a abertura de duas investigações aprofundadas à 'gigante' norte-americana Apple, por alegadas violações da concorrência na União Europeia (UE) relativamente às regras da sua loja 'online' de aplicações e do serviço de pagamentos móveis.
O secretário-geral do PCP considerou hoje “inaceitável e um escândalo” que o Estado continue a “encharcar” o Novo Banco de milhões de euros quando há trabalhadores que “perderam tudo”.
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, destacou hoje no parlamento que, ao contrário de orçamentos suplementares anteriores, este "não tem cortes no Estado social e nas prestações sociais" e "não impõe nenhum aumento de impostos".
Portugal sobe duas posições no 'ranking' dos países mais competitivos a nível mundial face a 2019, para 37.ª posição, de acordo com a classificação do IMD World Competitiveness Center de 2020 hoje divulgada pela Porto Business School.
O investimento direto estrangeiro deverá diminuir 40% em 2020, devido à crise resultante da pandemia, e só deverá aumentar em 2022, prevê um relatório hoje publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
O novo ministro das Finanças, João Leão, vai ser ouvido hoje pelos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) do parlamento, no âmbito da discussão sobre o Orçamento Suplementar apresentado na semana passada.
O parecer enviado pelo Governo ao parlamento sobre a "lei travão" conclui que é "questão assente na doutrina" os deputados não poderem apresentar iniciativas que desequilibrem receitas e despesa do Estado e cita um acórdão do Tribunal Constitucional (TC).
O setor automóvel produziu 15.965 veículos em maio, menos 50,6% do que em igual período do ano anterior, reflexo do impacto da pandemia de covid-19, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) hoje divulgados.
A Câmara de Lisboa registou em 2019 um investimento de 164 milhões de euros, mais 30 milhões de euros face a 2018, o valor mais alto “da história do município”, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia.
O BE recusou hoje abdicar de apresentar propostas de alteração ao Orçamento Suplementar e considerou que seria inédito caso o parlamento não fizesse um processo de especialidade, lembrando que no último retificativo o PS propôs mudanças.