Sérgio Costa Araújo fez a sua formação académica no cruzamento de campos disciplinares da gestão e da psicologia, especializando-se mais tarde nos domínios das ciências sociais, comportamentais e educacionais. Enquanto técnico, formador e líder com espírito de missão, assumiu diversas funções no contexto da intervenção sócio-educativa em territórios marcados por factores de grande vulnerabilidade, designadamente do distrito do Porto.
Em 2006 tornou-se professor e investigador no ensino superior público, actividades que exerce, ininterruptamente, desde então, actualmente com o estatuto de Prof. Especialista.
Trabalha há mais de duas décadas no contexto internacional e concretamente no contexto europeu. Por este motivo, tem sido um observador directo das profundas alterações que se deram na Europa ao longo do século XXI, no campo dos direitos sociais. Neste percurso, participou em inúmeros relatórios técnicos internacionais sobre a situação das crianças e dos jovens em Portugal que contribuíram para o seu estatuto de “Perito Independente no campo dos Direitos Humanos da Criança e da Pobreza Infantil”, tanto em Portugal como na Europa.
É actualmente (2025), administrador da organização europeia sediada em Bruxelas, Eurochild. O primeiro português eleito para estas funções.
E está sempre ocupado, também por fazer sua a asserção de Kant que gosta citar de cor: teoria sem prática é vazia, prática sem teoria é cega.
É um Natalista conhecido com inúmeras preocupações estéticas e culturais. Celebra o Natal o ano inteiro.
Das últimas grandes estrelas só ela sobrevive - Michael Jackson, Prince, George Michael já expiraram. Até Bowie, mas neste caso à fatalidade de um incontornável cancro. Madonna é hoje o último reduto daquilo a que os americanos chamam de star-quality.