O presidente do CDS-PP condenou hoje aquilo que considerou o "espetáculo mediático" do começo do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, nomeadamente pela ministra da Saúde, além da SMS da Proteção Civil aos portugueses.
A associação ambientalista Quercus considerou hoje que a pandemia de covid-19 é uma expressão dos profundos desequilíbrios dos ecossistemas, perda de biodiversidade e um “grito” do planeta para o apelo aos hábitos de vida das populações.
O Reino Unido registou mais 316 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 30.501 novos casos positivos para a doença, que passam a totalizar 69.811 e 2.288.345, respetivamente, desde o início da pandemia.
O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirmou que encontrou, após investigações adicionais, "a fórmula vencedora" para a vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, sobre a qual a agência reguladora britânica se deve pronunciar nos próximos dias.
Um homem de 24 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro e ficou em prisão preventiva por suspeitas de abuso sexual de crianças, violação e pornografia de menores, cujas vítimas têm entre 11 e 15 anos.
Três pessoas morreram e 189 ficaram feridas, 20 das quais estão em estado grave, nos 633 acidentes de viação registados pela GNR desde o início da operação Natal-Ano Novo de 2020, na quarta-feira, até às 00:00 de hoje.
A Universidade do Porto participou ao Ministério Público alegados atos de xenofobia e racismo por parte de alunos e professores nas faculdades de Engenharia e Letras, denunciados por um movimento de estudantes, confirmou hoje à Lusa fonte desta academia.
Fé na ciência e orgulho marcam os relatos de quem participa na vacinação contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, onde às 12:45 estavam vacinados 507 profissionais, num dia em que o objetivo são 2.125.
A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira anunciou hoje ter confirmado a presença da nova estirpe do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido.
Portugal contabiliza hoje mais 63 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.577 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, disse hoje que o arranque da vacinação coordenada nos Estados-membros é "um momento importante de solidariedade da União Europeia" (UE) para que se possa "pôr um fim duradouro à pandemia, juntos e unidos".
O primeiro-ministro, António Costa, publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter assinalando o histórico dia de hoje de começo do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, o qual “dá alento e esperança”.
Arrancou simbolicamente no hospital São João quando o relógio marcava as 10h07. O médico infecciologista António Sarmento foi o primeiro profissional de saúde a ser vacinado em Portugal e estas imagens marcam o dia em que passámos a jogar ao ataque contra a Covid-19.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, que esta manhã foi vacinado contra a covid-19 no Hospital de São João no Porto, aproveitou para apelar aos portugueses que “não tenham medo de se vacinar”.
O Papa Francisco decidiu dedicar um ano especial à família, que começará em 19 de março e terminará com o Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022, em Roma.
Os lares foram pressionados a agir perante os constrangimentos colocados com a pandemia de covid-19 e procuraram adaptar-se investindo mais em recursos digitais, visando colocar em contacto os idosos e as suas famílias.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança hoje a campanha de segurança rodoviária "Avance para 2021 com toda a segurança", que vai decorrer até 5 de janeiro.
A associação ambientalista Zero considerou hoje que a paragem económica causada pela pandemia de covid-19 "permitiu vivenciar uma qualidade ambiental como há décadas não era possível", mas alertou para "o agravar das desigualdades sociais" decorrente da crise.
O secretário-geral do PCP manifestou hoje "confiança" e "esperança" no futuro, prometendo que os comunistas não se vão confinar nem esconder em 2021, numa mensagem pública de Ano Novo, gravada em vídeo.
A ministra da Saúde reiterou hoje, no Porto, que vacinar contra a covid-19 em primeiro lugar os profissionais de saúde foi uma "escolha pragmática" e que em janeiro arranca o programa de vacinação em estruturas para idosos.
O plano nacional de vacinação contra a covid-19 arrancou hoje no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população devido à precipitação, neve e aumento da agitação marítima, recomendando à população que tome medidas de prevenção como adotar uma "condução defensiva".