Após uma estátua em chocolate de Cristiano Ronaldo, o mestre chocolateiro português radicado na Suíça Jorge Cardoso lançou-se num novo desafio artístico e criou uma peça em tamanho real do tenista suíço Roger Federer.
O presidente do PSD, Rui Rio, pediu hoje, em Londres, aos portugueses no estrangeiro para darem "uma ensinadela" ao PS como protesto pelas circunstâncias que levaram à repetição das eleições pelo círculo da Europa.
O Twitter restabeleceu a conta de André Ventura, após uma suspensão de dois dias e de o líder do Chega ter partilhado uma mensagem segundo a qual teria sido definitivamente banido da rede social.
O encarregado do Governo polaco para a segurança informática, Janusz Cieszynski, confirmou hoje que vários 'sites' oficiais e sistemas de comunicações da Polónia estão a ser alvo de ataques informáticos, numa semana marcada pela invasão russa à Ucrânia.
A ex-chanceler alemã Angela Merkel condenou hoje a "guerra de agressão" travada pela Rússia contra a Ucrânia, que marca uma "rutura profunda na história da Europa".
As forças russas tomaram a pequena ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, tendo morto toda a guarnição de 13 guardas que recusaram a rendição. O presidente ucraniano já anunciou a condecoração póstuma como "Heróis da Ucrânia".
Uma equipa de cientistas, incluindo a portuguesa Paula Salgado, descobriu que a superbactéria 'C. diff', que infeta o intestino, tem uma camada compacta de proteínas que propicia a sua resistência a antibióticos, foi hoje divulgado.
- A União Europeia da Radiodifusão (EBU), organizadora do Festival Eurovisão da Canção, confirmou que, como "evento cultural de natureza não política", a Rússia participará da edição de 2022, apesar da invasão da Ucrânia.
O acórdão do processo dos colégios GPS, no qual cinco administradores dos estabelecimentos são arguidos, é hoje conhecido, depois de um julgamento que assistiu a uma reviravolta na acusação do Ministério Público (MP) na sessão de alegações finais.
Generalistas ou desportivos. Nacionais ou internacionais. A negro ou com as cores da Ucrânia. "Guerra" é a palavra que se destaca nas manchetes desta sexta-feira.
O primeiro-ministro português, António Costa, revelou hoje em Bruxelas que Portugal está já a identificar oportunidades de postos de trabalho concretas para refugiados ucranianos, e disse esperar que a UE não repita os erros de anteriores crises humanitárias.
Cerca de 1.700 pessoas foram hoje detidas em 53 cidades russas, sendo que perto de mil detenções ocorreram em Moscovo, na sequência dos protestos contra a invasão da Ucrânia, segundo dados divulgados por uma organização não-governamental (ONG).
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), considerou na noite de hoje que a ofensiva russa contra a Ucrânia é “um ato inqualificável de Vladimir Putin”, reiterando que a capital portuguesa está com Kiev.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou hoje a mobilização geral da população sujeita a "recrutamento militar e reservistas" para combater a invasão russa no país, iniciada na madrugada de quinta-feira.
Pelo menos 100.000 pessoas já abandonaram as suas casas na Ucrânia devido à invasão iniciada hoje pela Rússia e vários milhares cruzaram as fronteiras rumo a países vizinhos, segundo dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).
Os líderes do G7 condenaram hoje a invasão da Rússia à Ucrânia, que representa uma “ameaça à ordem internacional” e prometeram uma resposta contundente e coesa a uma crise que terá efeitos “além da Europa”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dirigiu-se por videoconferência aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos em Bruxelas para discutir a reação à ofensiva militar lançada pela Rússia na Ucrânia, revelou o presidente do Conselho Europeu.
A água da albufeira do Monte da Rocha, em Ourique (Beja), que está a cerca de 15% da capacidade, vai ser reservada para dois anos de abastecimento público, com rega apenas de culturas perenes, como o olival.
O Conselho Português do Movimento Europeu (CPME) condenou hoje, “veementemente, a invasão da República da Ucrânia pela Federação Russa” e manifestou ao povo ucraniano “toda a solidariedade neste momento extremamente difícil da sua existência”.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, alertou hoje que, em ano de seca em Portugal, uma “situação geopolítica” como a que se vive na Ucrânia põe mais pressão no acesso a produtos agrícolas.
O Conselho Europeu apelou hoje à Comissão Europeia para avançar com “medidas de contingência” sobre fornecimento energético da Rússia, e com “rápida preparação de novo pacote de sanções” abrangendo a Bielorrússia, por permitir a invasão russa da Ucrânia.
O Conselho Municipal de Habitação reuniu-se hoje pela primeira vez depois de ter sido reativado pelo atual executivo camarário de Lisboa, com a criação da Carta Municipal de Habitação em cima da mesa, anunciou a autarquia.