O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na quarta-feira com a mais elevada Ordem Honorífica nacional devido aos atos e serviços prestados, em particular durante a pandemia de covid-19.
A operadora de gasodutos germano-russa Nord Stream 2, com sede no cantão suíço de Zug, entrou com um pedido de falência e todos os 106 funcionários foram demitidos, disse hoje a responsável de economia do cantão, Silvia Thalmann-Gut.
O Presidente da Ucrânia apelou hoje aos Estados Unidos para que "parem o agressor" russo "rapidamente", numa conversa com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
O Ministério dos Negócio Estrangeiros aconselhou hoje os cidadãos portugueses que ainda se encontrem em Kiev a procurar sair "com a maior cautela", se tiverem oportunidade, ou a manter-se abrigados, dada a degradação das condições de segurança.
A Agência Internacional de Energia (AIE) acordou hoje libertar 60 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas dos seus membros em todo o mundo, para garantir que não haverá problemas de abastecimento.
Os eurodeputados do PCP votaram contra a resolução sobre a agressão militar russa à Ucrânia hoje adotada pelo Parlamento Europeu por entenderem que a mesma “instiga a escalada de confrontação”, na qual NATO e UE “tiveram também uma responsabilidade”.
Cinco pessoas morreram num bombardeamento russo, hoje, contra uma torre de transmissão de televisão em Kiev, informou o serviço estatal de emergências ucraniano na rede social Facebook.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, instou hoje a Rússia a "parar imediatamente com as hostilidades" após os bombardeamentos russos em Kiev, a capital do país, e Kharkiv, segunda maior cidade, que mataram civis.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, assegurou hoje ao seu homólogo chinês, Wang Yi, que está disposto a "continuar as negociações" com a Rússia e que espera a “mediação da China” para alcançar “um cessar-fogo”.
A NATO anunciou hoje a realização de uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança, na próxima sexta-feira, em Bruxelas, sobre a agressão militar em curso da Rússia à Ucrânia.
A Rússia intensificou hoje a sua ofensiva na Ucrânia, visando Kiev, a capital do país, Kharkiv, segunda maior cidade, onde os bombardeamentos causaram pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos, e cidades portuárias no sul.
A rainha Isabel II realizou hoje duas audiências virtuais a partir do Castelo de Windsor, sinal de que está a recuperar da infeção de covid-19 que levou ao cancelamento de vários compromissos na semana passada.
O navio mercante 'Felicity Ace', que se incendiou ao largo dos Açores a 16 de fevereiro e estava a ser rebocado, afundou-se hoje fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, revelou a Marinha.
Pelo menos oito pessoas morreram hoje e seis ficaram feridas, na sequência de um ataque aéreo russo numa zona residencial em Kharkiv, uma grande cidade no leste da Ucrânia, referiram as autoridades.
A companhia aérea Ryanair reforçou a operação do Reino Unido para os Açores, com dois voos para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e a estreia de uma ligação com a ilha Terceira, revelou hoje o Governo Regional.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, desafiou hoje os eurodeputados a pensarem mais em defesa e no reforço da capacidade de resistir da União Europeia (UE), perante a situação na Ucrânia.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, instou hoje a Rússia a “parar a guerra, voltar para casa e dialogar” com a Ucrânia, após a invasão russa do país, acusando o Presidente russo, Vladimir Putin, de “terrorismo geopolítico”.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, admitiu hoje existirem “pontos de vista diferentes” entre os líderes da União Europeia (UE) sobre a atribuição de estatuto de candidato à Ucrânia, pedindo um parecer à Comissão sobre o assunto.
O exército russo avisou hoje que vai atacar em Kiev as infraestruturas tecnológicas dos serviços de segurança ucranianos, SBU, e pediu aos civis que vivam próximos desses alvos para fugirem.
O secretário-geral da NATO afirmou hoje que apesar das ameaças da Rússia, a Aliança não vê necessidade para alterar o seu nível de alerta de armas nucleares.
Até à meia noite, morreram mais 23 pessoas por razões atribuídas à covid-19, num dia em que se somaram mais de onze mil novos casos. Os números da pandemia em Portugal foram atualizados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde.
A expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) está entre as opções em cima da mesa, disse hoje um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
A presidente do Parlamento Europeu apoiou hoje a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à União Europeia (UE), após a invasão russa, vincando querer "enfrentar o futuro" com o país e apoiando-o "na luta pela sobrevivência".