Um ministro e um deputado brasileiros denunciaram que apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro roubaram armas de fogo, guardadas no palácio presidencial em Brasília, aquando da invasão, no domingo, das sedes dos três poderes do país.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita ainda na noite de domingo ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal para ver os estragos provocados por "bolsonaristas" às sedes de poder em Brasília.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado hoje do cargo por 90 dias pelo juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), horas após ataques de 'bolsonaristas' a instituições públicas, em Brasília.
Pelo menos 300 simpatizantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foram presos por invadir e destruir as sedes do Congresso, da Presidência e do Supremo Tribunal Federal, numa alegada tentativa de derrubar o Governo.
Centenas de apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram este domingo o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Lula já visitou os edifícios danificados, o secretário de Segurança do Distrito Federal foi demitido e o governador d
O ex-presidente Jair Bolsonaro demarcou-se hoje das invasões de edifícios públicos em Brasília feitas no domingo pelos seus apoiantes e repudiou as acusações de ter estimulado os ataques.
Cerca de 200 pessoas foram detidas em flagrante na invasão das sedes dos poderes em Brasília e as detenções vão continuar, disse este domingo o ministro da Segurança Pública do Brasil.
Os governos da América Latina manifestaram solidariedade ao Presidente Lula da Silva, condenaram a "tentativa de golpe" no Brasil e pressionam por uma reação das instituições, advertindo para o risco regional do exemplo brasileiro.
O líder do Partido Liberal (PL), força política de Jair Bolsonaro, demarcou-se hoje da "vergonha" da invasão dos apoiantes do ex-presidente brasileiro às sedes dos poderes, num dia que apelidou como "triste para o Brasil".
Vários fotógrafos e repóteres de imagem foram agredidos nas ações violentas ocorridas hoje em Brasília, quando milhares de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram a sede dos três poderes na capital brasileira.
Organizações não-governamentais internacionais alertaram hoje para os impactos na saúde dos portugueses, especialmente nas crianças, de cozinhar com gás, por os fogões violarem frequentemente as normas de poluição atmosférica.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, afirmou que a instituição “não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos [hostis) ao estado democrático de direito” após a sua sede, em Brasília, sofrer ataques de ‘bolsonaristas’.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, agradeceu hoje ao chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, a condenação e repúdio que manifestou pela invasão das principais instituições brasileiras por apoiantes de Jair Bolsonaro.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou-se hoje "profundamente preocupada" com a violência em Brasília, onde apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram sedes dos poderes, e defendeu que "a democracia deve ser sempre respeitada".
O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, condenou "veementemente" a invasão por apoiantes de Bolsonaro às sedes dos poderes brasileiro, considerando que se tratou de "ataques à democracia".
O presidente da Associação Portuguesa de Taguatinga, em Brasília, disse à Lusa que os portugueses residentes na capital brasileira estão “todos bem”, mas apreensivos com tudo o que se está a passar.
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou hoje o que classificou como "atos inadmissíveis e intoleráveis em democracia" protagonizados por apoiantes do ex-chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro contra as sedes do poder em Brasília.
O presidente da Assembleia da República expressou hoje o seu "mais veemente repúdio pelo ataque" ao Congresso do Brasil e manifestou solidariedade em particular ao Senado e Câmara dos Representantes deste país.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou que demitiu o secretário de Segurança, Anderson Torres, e que colocou todo o efetivo policial nas ruas para prender "bolsonaristas" que invadiram hoje a sede dos três poderes, em Brasília.
A coordenadora do Bloco de Esquerda condenou hoje a invasão das sedes das principais instituições brasileiras por parte de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro e considerou estar perante o mesmo ódio à democracia dos apoiantes de Donald Trump.
O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, condenou hoje a “destruição e vandalismo” na ocupação por ‘bolsonaristas’ às sedes dos poderes brasileiros, garantindo que serão preservadas a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição.