O fim da suspensão dos despejos, em vigor durante a pandemia, está a fazer aumentar o número de famílias que ficam sem alternativa habitacional, alertou hoje a associação Habita, que insta o Governo a retomar a medida.
O Serviço de Urgência Básico (SUB) de Ponte de Lima está este mês sem especialistas de medicina interna, devido à indisponibilidade dos médicos em realizar mais horas extraordinárias, disse hoje fonte sindical.
Financiamento e falta de atratividade da profissão levam a UNESCO a estimar em 44 milhões o número de professores em falta no mundo em 2030, número que apesar de tudo é uma melhoria face às estimativas de 2016.
Sete intérpretes criam, através da dança, pontes entre Portugal e Moçambique, na nova coreografia de Victor Hugo Pontes, intitulada "Bantu", que se estreia na quinta-feira, no Teatro Nacional São João, no Porto.
Pelo menos 1.170 delegados, de mais de 80 países e parlamentos, estão já inscritos para participar na 147.ª Assembleia Geral da União Inter-Parlamentar (UIP), que decorre, em Luanda, entre 23 e 27 deste mês, foi hoje anunciado.
O Orçamento de Estado de 2024 de Cabo Verde será mais financiado com receitas do Tesouro, provenientes de impostos, do que em 2023 e deverá contar com menos donativos, indica a síntese da proposta consultada hoje pela Lusa.
A plataforma Casa para Viver negou hoje "que alguma vez tenha convidado o Chega a participar na manifestação de 30 de setembro", que juntou, em Lisboa, milhares de pessoas em defesa da habitação e da justiça climática.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, procurou hoje tranquilizar os aliados dos Estados Unidos da América (EUA) quanto à continuação do apoio norte-americano à Ucrânia, que depende do resultado de discussões orçamentais que estão a ser, no mínimo, caóticas.
O Governo são-tomense rescindiu definitivamente o contrato de concessão do porto ao consórcio ganês Safebond e diz-se preparado para o processo judicial anunciado pela empresa, disse hoje à Lusa o primeiro-ministro do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, reconheceu hoje que 2024 será ainda de muitas dificuldades, imprevisibilidade e incertezas, mas prevê que seja um ano para consolidar a recuperação económica do país.
Os dois partidos da oposição parlamentar em Cabo Verde criticaram hoje, após serem ouvidos pelo Presidente da República, a "insensibilidade", a "falta de coração" e o "autismo" do Governo perante os problemas dos cidadãos.
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, (SITE-Sul) defendeu hoje que a administração da Autoeuropa, em Palmela, podia repor a totalidade dos salários aos seus trabalhadores, apesar da retoma parcial da produção.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje ao bom senso do Governo para resolver a crise de falta de médicos em hospitais como o de Santarém, onde estima que a situação vá agravar-se em novembro.
O jornalista da Lusa Pedro Caldeira Rodrigues e da Visão Miguel Carvalho ganharam 'ex aequo' o prémio Gazeta da Imprensa, com o conjunto de reportgens "Chove em Kiev" e a reportagem "O braço armado do Chega", respetivamente.
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos alertou hoje para a existência de laboratórios de análises clínicas nos Açores a funcionar sem especialistas em patologia clínica ou análises clínicas, ao contrário do que é exigido por lei.
A legislação sobre a atividade da administração pública cabo-verdiana está a partir de agora concentrada no Código de Procedimento Administrativo, adaptado à era digital e que vai entrar em vigor em 2024, de acordo com a diploma consultado hoje pela Lusa.
"Missão Democracia" é o título de uma coleção de livros para crianças, a lançar esta semana pelo parlamento, e que aborda temas como liberdade e cidadania, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
A equipa do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) vai instalar-se provisoriamente no Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, depois de serem feitos alguns melhoramentos do espaço, enquanto a sua atividade artística vai percorrer o país, revelou a administração.
O Bloco de Esquerda anunciou hoje que vai propor no parlamento uma moratória para acabar imediatamente com o regime fiscal destinado a não residentes e insistiu na proibição de venda de casas a residentes não habituais.
A Comissão Europeia está em contacto com Portugal na sequência da abertura de um procedimento de infração por causa do acordo de mobilidade da CPLP e insistiu na necessidade de uma "reposta satisfatória" no prazo de dois meses.
Uma padre e dois dirigentes da Casa da Criança Mirandesa, em Miranda do Douro, foram condenados a penas suspensas de prisão por lesarem a Segurança Social em 81.221 euros através de esquema fraudulento.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou hoje aos clínicos para avisarem com 30 dias de antecedência da indisponibilidade para fazer horas extraordinárias, além das 150 obrigatórias por ano.
O Grupo Parlamentar do Chega abandonou hoje o plenário da Assembleia da República em protesto por declarações do presidente do parlamento, ao sugerir que a presença de deputados do partido na manifestação pró-habitação no sábado foi um "ato de provocação".