No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:00 e 17:20, a baixa-mar às 10:47 e 23:06.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Carneiro, destacando-se o poeta inglês Henry Vaughan (1622), o financeiro norte-americano J. Pierpont Morgan (1837) e o estadista soviético Nikita Krutschev (1894).Nesta data, em 1492, Fernando de Espanha aprovava o financiamento da viagem de Cristóvão Colombo. Em 1890, eram criadas em Portugal as Escolas Práticas de Cavalaria e Infantaria. Em 1901, era fundado, em Coimbra, o Centro Académico da Democracia Cristã.Em 1945, os EUA confirmava 200 ataques suicidas da força aérea japonesa, em Okinawa. Em 1956, era dissolvido o Kominform. Em 1958, era inaugurada a exposição universal de Bruxelas. Em 1961, forças contrárias ao regime de Fidel Castro, apoiadas pelos EUA, invadiam Cuba, pela Baia dos Porcos, acabando derrotadas.
Em 1969, começava a crise académica de Coimbra, com a inauguração do edifício do departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade. Em 1979, na Rodésia, negros e brancos votavam em conjunto pela primeira vez para a eleição de um governo de maioria negra.
Em 1986, o Parlamento Europeu condenava os ataques aéreos norte-americanos à Líbia, classificando-os "uma violação flagrante da lei internacional". Em 1989, morria o escritor português Adolfo Simões Muller, 79 anos. Em 1992, celebrava-se em Angola, pela primeira vez desde a independência, o feriado religioso de sexta-feira da Paixão.
Em 1993, o Governo português, liderado por Aníbal Cavaco Silva, aumentava a idade de reforma das mulheres de 62 para 65 anos. Em 1995, a multinacional Renault denunciava o contrato de associação com o Estado português. Em 1996, era aprovada a proposta de alteração da Lei de Bases do Sistema Desportivo, que veio permitir aos clubes a constituição de sociedades com fins lucrativos. Na mesma data, morria o filósofo espanhol José Luis Lopez Aranguren, 86 anos.Em 1999, milícias pró-integracionistas espalhavam a violência em Timor-Leste. Em 2002, o Tribunal de Monsanto condenava o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo a quatro anos de prisão, no âmbito do processo sobre a transferência do guarda-redes russo Serguei Ovchinnikov.
Em 2003, morria multimilionário britânico Paul Getty II, 70 anos. Em 2004, tomava posse o Governo espanhol, liderado por José Luís Zapatero. No mesmo dia, o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin, era assassinado na Cisjordânia, num ataque das forças israelitas.
Em 2005, era inaugurado, em Belmonte, o primeiro Museu judaico português. E o primeiro-ministro cipriota turco Mehmet Ali Talat, pró-União Europeia, vence as eleições presidenciais em Chipre.
Em 2006, verificava-se a greve geral dos funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária. O preço do petróleo atingia o valor mais alto de sempre no mercado de futuros londrino, nos 71,41 dólares o barril, devido à crise iraniana. E a judoca portuguesa Telma Monteiro ascendia ao primeiro lugar do ranking mundial na categoria até 52 kg.
Em 2007, realizava-se em Caracas a I Cimeira Energética Sul-Americana. Os participantes chegavam a consenso para avançar com a Unasul, União de Nações Sul-Americanas. A primeira vacina humana contra a gripe das aves era aprovada pela Agência para a Alimentação e Medicamentos, FDA, entidade reguladora norte-americana. A compositora sul-coreana Hee Yun Kim vencia a 2.ª edição do concurso internacional de composição do Festival Pablo Casals. O arquiteto Nuno Teotónio Pereira era distinguido com o Prémio Aquisição - Arquitetura da Academia Nacional de Belas Artes. Morriam Nair Bello, 75 anos, atriz brasileira; e Kitty Carliste Hart, 96 anos, atriz e cantora norte-americana, heroína de "Uma Noite na Ópera", dos Irmãos Marx. Morria também Mário Sá, 60 anos, presidente do Leça FC.
Em 2008, morria o poeta Aimé Césaire, natural da Martinica, aos 94 anos, num hospital em Fort-de-France, onde estava hospitalizado há cerca de uma semana devido a problemas cardíacos. Aimé Césaire foi um dos fundadores do Movimento Negritude, criado depois da II Guerra Mundial e que agregou escritores negros francófonos, entre os quais o senegalês Léopold Sédar Senghor.
Em 2010, o alpinista português João Garcia atingia o cume do Annapurna, de 8091 metros, no Nepal, tornando-se o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros.
Em 2013, acontecia o primeiro transplante renal cruzado de dador vivo em Portugal, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Em 2014, morria, aos 87 anos, Gabriel García Marquez, escritor colombiano e prémio Nobel da Literatura.
Em 2015, José Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior, morria aos 66 anos.
Em 2017, morria, aos 68 anos, em Espanha, Carlos Slepoy, advogado argentino que representou as vítimas espanholas dos crimes do regime de Franco.
Lusa/Fim.
Comentários