O deputado do PS na Assembleia Legislativa da Madeira Paulo Cafôfo afirmou hoje que a região vai poder endividar-se em 500 milhões de euros, ao abrigo do Orçamento Suplementar da República, para custear as consequências da pandemia da Covid-19.
O PSD apresentou hoje um programa de recuperação económica para a fase pós-covid-19 assente nas empresas e no investimento privado, com o objetivo de aumentar o peso das exportações para 50% do PIB até ao final da legislatura.
O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que as empresas que estão fechadas devido à pandemia de covid-19 ou que registem quebras de procura devem continuar a receber apoios do Estado em termos semelhantes aos atuais.
O presidente da Associação Transparência e Integridade considerou hoje que o baixo nível de cumprimento por Portugal das recomendações feitas pelo GRECO, organismo do Conselho da Europa, "reflete que Portugal não tem uma estratégia nacional contra a corrupção".
O ministro das Infraestruturas garantiu hoje que a CP vai ter auxílio de Estado, defendendo que seria "inaudito" que o país fizesse um esforço "brutal" para a ajudar a TAP e não fizesse o mesmo com a transportadora ferroviária.
O PSD defendeu hoje a constituição de uma nova estrutura, semelhante à ESAME nos tempos da `troika´, para coordenar todo o programa de relançamento da economia na fase pós-covid, com um secretário de Estado na dependência do primeiro-ministro.
O PSD quer atrair para Portugal, nos próximos três anos, investimento estrangeiros que permitam criar "quatro a cinco grandes projetos industriais tipo Autoeuropa" e constituir um verdadeiro banco de fomento com um capital de mil milhões de euros.
O número de empregados na Alemanha caiu em abril para cerca de 44,8 milhões, menos 210.000 ou 0,5% em relação ao mesmo mês de 2019, segundo dados provisórios divulgados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).
A taxa de desemprego foi de 7,3% na zona euro e 6,6% na União Europeia, em abril, segundo mês das medidas de confinamento devido à covid-19 na maior parte dos Estados-membros, estima hoje o Eurostat.
A presidente do Conselho Económico e Social das Nações Unidas pediu ações urgentes para ajudar o crescente número de países que já enfrentam ou correm o risco de endividamento devido ao impacto da pandemia da covid-19.
O apoio às empresas em ‘lay-off’ que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O ministro da Economia admitiu hoje que “o ritmo de insolvências vai aumentar” devido à crise pandémica, salientando que o plano de estabilização económica e social a lançar pelo Governo visa “estimular a economia” para travar novos encerramentos.
A comissária Elisa Ferreira disse hoje admitir que a proposta da Comissão Europeia para um fundo de recuperação pós-pandemia seja aprovada pelos Estados-membros com “alguns ajustamentos”, mas não esperar que desvirtuem a dimensão e objetivos fundamentais.
A associação ambientalista Quercus pediu hoje ao Governo um fundo de 500 milhões de euros para ajudar 66 mil famílias a instalar painéis solares para produzirem a energia que consomem.
O ministro da Economia afirmou hoje que o turismo "vai ter uma retoma mais lenta" do que outros setores da economia portuguesa, pelo que "vai ser particularmente apoiado" com linhas de crédito específicas e ferramentas de capital.
O Rio de Janeiro, uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, iniciou hoje uma reabertura gradual e confusa da sua economia, com decretos a permitir algumas atividades e decisões judiciais a limitar as mesmas medidas.
A Borgstena Textile Portugal anunciou hoje que investiu 3,6 milhões de euros (ME) em equipamento para produção de máscaras, retirando do ‘lay-off’ 225 dos 600 trabalhadores da fábrica de tecidos para a indústria automóvel localizada em Nelas.
Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região que regista maior queda do consumo desde que foi registado o primeiro caso de covid-19 em Portugal, segundo os dados hoje divulgados pela SIBS.
O Governo dos Açores irá manter o apoio de dois milhões de euros às juntas de freguesia, apesar das circunstâncias provocadas pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.
O PCP questionou o Governo sobre a atuação da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) após denúncias sobre a imposição ilegal de férias na fábrica de Vendas Novas da Gestamp, no início da pandemia da covid-19.
As refinarias da Galp em Matosinhos e em Sines devem retomar a produção em junho, depois da suspensão em abril e em maio, respetivamente, devido à impossibilidade de escoar os combustíveis, face à redução do consumo provocada pela pandemia.
O PSD vai apresentar na quarta-feira o seu "programa de recuperação económica", ainda antes de ser conhecido o programa de estabilização económica e social do Governo, que será aprovado no Conselho de Ministros na quinta-feira.
O ministro da Economia francês autorizou hoje um crédito com aval do Estado de 5.000 milhões de euros à Renault, que o Governo tinha condicionado a negociações com os sindicatos sobre reduções no pessoal e encerramento de atividades.
O presidente do CDS exigiu hoje que o Governo apoie "diretamente", e sem ser preciso ir "a reboque dos fundos comunitários", os agricultores afetados pela trovada que caiu no domingo na Cova da Beira e e que causou perdas graves.