Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, recebeu esta noite a equipa campeã nacional na varanda dos Paços do Concelho, num momento carregado de simbolismo e emoção perante milhares de adeptos reunidos nos Aliados.

“É um orgulho imenso ter o prazer de receber nesta Câmara Municipal este grupo de campeões, a melhor equipa nacional, o melhor clube de Portugal. Em nome da cidade do Porto quero dizer ‘muito obrigado’ a estes campeões por projetarem o nome desta cidade e desta região. Nada nos é dado, tudo é conquistado”, afirmou o autarca, dirigindo-se aos jogadores, equipa técnica e adeptos.

Pedro Duarte destacou ainda a ligação profunda entre a cidade e o seu clube mais representativo. “O Porto é uma cidade que se orgulha do seu clube mais representativo, representa a força do Norte, a energia desta gente, a fibra de quem acredita nos seus valores e convicções. Nós merecemos, nós lutamos e nós conquistamos”, sublinhou.

O discurso terminou em clima de festa e ambição renovada: “Viva o FC Porto, viva o Porto, viva o Norte e para o ano cá estaremos a celebrar mais uma grande vitória”, concluiu o presidente da Câmara, sob uma ovação entusiástica dos adeptos.
Chegaram aos Aliados

O momento mais aguardado da noite tornou-se realidade. O autocarro panorâmico com a equipa do FC Porto acaba de entrar na Avenida dos Aliados, onde milhares de adeptos aguardavam há várias horas a chegada dos campeões nacionais.

A viatura parou no centro da avenida, dando início à fase final das celebrações do título. Nos próximos minutos, jogadores e equipa técnica irão sair do autocarro para percorrer o palco montado no meio da via, antes de seguirem em direção à Câmara Municipal do Porto.

Rumo aos aliados

A equipa do FC Porto já deixou a embarcação no rio Douro e encontra-se a caminho do autocarro que irá transportar a comitiva até à Avenida dos Aliados, para o momento final das celebrações do título nacional.

Os novos campeões desembarcaram na Ribeira do Porto perante uma multidão compacta de adeptos, que saudou a equipa ao longo do curto percurso feito a pé até ao local onde aguardava o autocarro.

Este é um dos momentos mais aguardados da noite, marcando a transição da festa no Douro para a consagração no centro da cidade, onde milhares de portistas já se encontram reunidos para receber os campeões na Praça da Liberdade e nos Aliados.

Drones e fogo de artifício

As celebrações do FC Porto atingiram pelas 22h00 um dos momentos mais marcantes na zona da Ribeira do Porto, com o início do espetáculo pirotécnico a partir da Ponte Luís I e um show de drones sobre o Douro.

Com a embarcação onde segue a equipa no centro do rio, teve início um espetáculo de fogo de artifício que iluminou um dos cenários mais emblemáticos da cidade do Porto, num ambiente de euforia partilhado por milhares de adeptos nas margens.

Do lado de Vila Nova de Gaia, na zona da Serra do Pilar, um espetáculo de drones desenhou no céu símbolos da conquista portista, incluindo o troféu de campeão nacional, o número 31, referente ao título agora celebrado, e a referência aos 87 títulos oficiais do clube ao longo da sua história.

Campeões europeus de hóquei também fazem a festa nos Aliados

A equipa de hóquei do FC Porto já está a celebrar a conquista da Liga dos Campeões na Avenida dos Aliados, num palco montado no centro do Porto, enquanto se aguarda a chegada da equipa de futebol para as comemorações do título nacional.

Perante milhares de adeptos concentrados nos Aliados, os jogadores de hóquei foram recebidos em ambiente de festa, num momento que antecipou a chegada dos novos campeões nacionais de futebol, ainda a caminho da Ribeira do Porto.

Foi no palco principal que Gonçalo Alves deu o mote à celebração, gritando “Campeões europeus!”, num momento de grande euforia partilhado com os adeptos portistas.

A Avenida dos Aliados permanece assim no epicentro das celebrações azuis e brancas, reunindo já duas equipas campeãs do clube numa noite marcada por festa dupla no coração da cidade do Porto.

De barco no Douro

Os jogadores do FC Porto estão neste momento a embarcar numa embarcação no rio Douro, dando início à viagem que os levará até à zona da Ribeira do Porto, onde prosseguirão as celebrações da conquista do campeonato.

A deslocação fluvial marca o arranque da segunda parte da festa do título, num momento altamente simbólico das comemorações que mobilizam milhares de adeptos ao longo das margens do rio.

A chegada à Ribeira deverá assinalar o início de mais uma etapa das celebrações, antes do percurso final rumo à Avenida dos Aliados, onde está prevista a consagração oficial perante os adeptos concentrados no centro da cidade do Porto.

Rumo à Ribeira

Os jogadores do FC Porto já deixaram  o Estádio do Dragão, dando início ao percurso das celebrações do título nacional, que os levará até ao coração da cidade do Porto.

A equipa segue agora em direção à Marina do Freixo, onde irá embarcar para o primeiro momento da festa noturna no rio Douro. A chegada à zona da Ribeira do Porto está prevista para as 21h30, num cenário que promete juntar milhares de adeptos ao longo das margens.

Está previsto um espetáculo com fogo de artifício e drones na chegada da equipa ao rio, antes de um breve percurso de autocarro até à Avenida dos Aliados, onde os campeões nacionais subirão à varanda da Câmara Municipal do Porto.

Os Aliados e a Ribeira já se encontram completamente tomados por adeptos, num ambiente de forte entusiasmo portista que marca o arranque oficial das celebrações do título.

"São João antecipado"

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, afirmou este sábado que as celebrações do 31.º título nacional irão proporcionar um “São João antecipado”, numa referência à festa que irá decorrer entre o rio Douro e a Avenida dos Aliados, no centro do Porto.

Em declarações ao Porto Canal, o dirigente destacou o ambiente de grande expectativa em torno da receção ao plantel, que deverá iniciar o percurso festivo na zona da Ribeira, antes de seguir para a Avenida dos Aliados, onde está prevista a conclusão das comemorações na Câmara Municipal do Porto.

A chegada da equipa à Ribeira do Porto está agendada para as 21h30, altura em que já se concentram milhares de adeptos junto ao rio Douro para receber os campeões nacionais.

Villas-Boas alertou ainda para a necessidade de garantir condições de segurança ao longo de todo o percurso, sublinhando a dimensão da festa e o elevado número de pessoas esperadas nas ruas da cidade.

As celebrações do título prometem assim prolongar-se pela noite fora, num ambiente que o presidente portista descreveu como uma verdadeira antecipação das tradicionais festas sanjoaninas na cidade do Porto.

Adeptos fazem a festa na Ribeira

Milhares de adeptos já se concentram na zona da Ribeira do Porto, onde aguardam a passagem dos jogadores do FC Porto para dar início às celebrações do título nacional.

O ambiente é de grande expectativa, com cânticos, bandeiras e câmaras ao alto, numa antecipação da festa que deverá prolongar-se ao longo do percurso da equipa pela cidade. A multidão começa a ocupar os principais pontos de passagem, preparando-se para receber os campeões e acompanhar o cortejo que culminará nas celebrações oficiais no centro do Porto.

Froholdt diz que quer ficar

O médio dinamarquês Victor Froholdt manifestou o desejo de permanecer no clube e voltar a lutar pela conquista do campeonato, após a consagração dos dragões na Primeira Liga.

Em declarações ao Porto Canal, ainda no relvado do Estádio do Dragão, o jogador mostrou-se satisfeito com a época coletiva, sublinhando que o título representa o principal objetivo alcançado. “Feliz pela equipa”, afirmou, acrescentando que o seu desempenho individual foi apenas “a cereja no topo do bolo”.

Froholdt destacou ainda o trabalho desenvolvido ao longo da temporada, dizendo sentir-se “orgulhoso do trabalho árduo” realizado semanalmente até à conquista do campeonato.

Quanto ao futuro, o médio deixou clara a intenção de continuar no clube: “Adoraria ficar e lutar pelo próximo campeonato”, referiu, numa altura em que o FC Porto celebra a conquista do título e se prepara para o desfile de campeão pelas ruas do Porto.

Regressado João Costa também foi campeão

Quem também se sagrou campeão foi guarda-redes do FC Porto João Costa, que recorreu às redes sociais para assinalar a estreia pela equipa principal dos dragões, descrevendo o momento como a concretização de um “sonho que nunca larguei”, mesmo quando parecia distante.

O guarda-redes de 30 anos, que regressou esta temporada ao Dragão, deixou uma mensagem emotiva após a sua primeira utilização na equipa principal, num contexto de celebração do título nacional e de encerramento da temporada.

“Durante o percurso olhei para trás mil vezes e senti que ainda faltava muito para chegar onde sonhava, mas também percebia o quanto eu já tinha caminhado. Que orgulho. Somos merecedores de reconhecer a beleza da nossa própria caminhada”, escreveu o atleta.

Adeptos correm para as ruas

O Estádio do Dragão começa a esvaziar-se após a consagração do FC Porto como campeão da Primeira Liga, com muitos adeptos a abandonarem as bancadas depois da cerimónia de entrega da taça.

No relvado, os jogadores mantêm-se em ambiente de celebração, aproveitando o momento para tirar fotografias com amigos e familiares, numa extensão da festa que se prolonga para lá do apito final.

Ao mesmo tempo, os adeptos azuis e brancos começam a deslocar-se para os pontos definidos no percurso das celebrações do título, que deverá terminar na Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados, onde está prevista a continuação da festa.

Diogo Costa levanta a taça de campeão

É hora do FC Porto receber o troféu de campeão da Primeira Liga.  Foi o capitão Diogo Costa a erguer primeiro a taça, dando início à festa dos dragões. Seguiram-se momentos de celebração partilhada, com Zaidu Sanusi, Alan Varela e Pepê a levantarem também o troféu, que foi passando de mão em mão entre jogadores e staff.

O ambiente no relvado rapidamente se transformou numa celebração coletiva, com a equipa a dispersar-se para fotografias junto da taça, enquanto o troféu era exibido aos milhares de adeptos nas bancadas. O momento culminou numa fotografia de grupo no centro do relvado, simbolizando o fecho de uma temporada coroada com o título.

Após os jogadores, subiu também ao relvado toda a estrutura técnica do clube, incluindo antigos nomes ligados ao emblema como Lucho González e André Castro.

Farioli celebra "título merecido" e antecipa festa no centro do Porto

O treinador Francesco Farioli foi recebido com uma ovação adicional por parte dos adeptos, surgindo por último no relvado. Entre cânticos de celebração, ouviu-se repetidamente o grito “Nós somos campeões”, enquanto a festa se prolongava no recinto.

Com a entrega do troféu, o FC Porto encerra oficialmente a temporada como campeão nacional, iniciando agora as celebrações que deverão estender-se pelas ruas da cidade do Porto.

Na flash interview após a vitória frente ao Santa Clara (1-0), que encerrou o campeonato, o técnico destacou ainda o ambiente vivido no Estádio do Dragão e antecipou as celebrações previstas no centro da cidade. “Foi um jogo com um significado especial por festejar em frente aos adeptos. Foi bom vencer e foi apenas uma antecipação da festa que nos espera nos Aliados”, afirmou.

Farioli aproveitou também para dividir o mérito da conquista com toda a estrutura do clube, incluindo equipa técnica, jogadores e adeptos, reforçando a ideia de um percurso coletivo ao longo da época.

O técnico destacou ainda as estreias de João Costa e Bernardo Lima, considerando-as “prémios merecidos” pelo trabalho desenvolvido ao longo da época. Sobre João Costa, sublinhou o “compromisso e ADN FC Porto”, enquanto de Bernardo Lima salientou o percurso “não só no clube, mas também na seleção”.

Farioli elogiou igualmente o regresso de Nehuén Pérez, ausente durante nove meses devido a lesão, afirmando que foi “bom tê-lo de volta porque todos o adoram no grupo”.

Com o campeonato encerrado, o FC Porto prepara agora as celebrações oficiais do título, que deverão levar milhares de adeptos às ruas do Porto.

(Artigo atualizado às 23h33)

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.