
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O adereço, feito em madeira de pinho, é um dos três que sobreviveram às filmagens. Os outros foram vendidos ao realizador Steven Spielberg por cerca de 52 mil euros, em 1982, e a um comprador anónimo, por 201 mil euros, em 1996, segundo o El País,
De acordo com a casa de leilões Heritage, a venda desta quarta-feira tornou-se na segunda maior já feita de um artigo colecionável de cinema. Ficou apenas atrás do par de sapatos rubi usados por Judy Garland, no filme "O Feiticeiro de Oz".
O trenó está no centro da ação do filme e, por isso, tornou-se mais do que apenas um acessório.
O exemplar vendido esta quarta-feira pertencia ao diretor Joe Dante, responsável por obras como "Gremlins - O Pequeno Monstro": "Tive a honra de proteger esta peça da história do cinema por décadas", disse em comunicado.
"Ver o Rosebud a encontrar um novo lar e a fazer história durante o processo é surreal e profundamente gratificante. É uma prova do poder duradouro da narrativa".
O trenó chegou às suas mãos por acaso. Foi-lhe dado por um trabalhador que limpava um armazém nos Estúdios Paramount, outrora sede da RKO Pictures, a produtora de "Citizen Kane".
"Estavam a fazer uma limpeza enorme, a encher caixotes do lixo com candeeiros, móveis e adereços para deitar fora. Um dos membros da equipa, que sabia que eu era fã de filmes antigos, aproximou-se de mim com um adereço de madeira e disse: 'Estão a deitar tudo isto fora. Talvez te interesse.' Não tenho a certeza se ele sabia sequer que trenó era aquele, mas devia ter alguma ideia, senão porque me teria perguntado?", contou Dante ao Intelligent Collector.
Comentários