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Spoofing é o nome que se dá à falsificação do número de telefone (ou email, IP, etc.) para enganar a vítima, fazendo-se passar por entidades credíveis como bancos, empresas ou instituições públicas, com o objetivo de roubar dados pessoais, bancários ou induzir a transferências de dinheiro.

Segundo o Observador, em 2025, as queixas à Anacom mais do que duplicaram, face a 2024 e 75% dos casos foram registados no segundo trimestre de 2025. A Deco confirma um aumento das preocupações dos consumidores com este tipo de burla, cada vez mais pessoas são enganadas por chamadas com números aparentemente fiáveis.

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Este tipo de prática resulta no roubo de acesso a contas bancárias, fotografias privadas, contactos. Há ainda casos frequentes de transferências feitas sob falsos pretextos, como investimentos.

O que recomendam as autoridades?

  • PSP:

    • Não clicar em links suspeitos.

    • Desconfiar de chamadas genéricas ou com pressão emocional.

    • Não partilhar dados pessoais nas redes sociais.

    • Bloquear chamadas indesejadas.

    • Apresentar queixa, mesmo que a burla não tenha tido sucesso.

  • Deco:

    • Não confiar apenas no número de telefone apresentado.

    • Desligar e confirmar diretamente com a instituição alegadamente em contacto.

    • Cautela com engenharia social e iliteracia digital que facilitam a burla.

    • Alerta que a legislação atual é insuficiente e pede reformas urgentes.

A Anacom propôs ao Governo (em 2024) alterações à Lei das Comunicações Eletrónicas para permitir o combate ao uso abusivo de identificadores falsos.e a imposição de obrigações às operadoras para deteção e prevenção destas práticas.

Sabe-se ainda que muitas destas chamadas têm origem no estrangeiro e são difíceis de travar. A Anacom, PSP e Banco de Portugal estão a trabalhar em conjunto para mitigar o fenómeno e defendem barrar chamadas internacionais com identificador nacional falsificado.

O spoofing está a tornar-se uma das formas mais sofisticadas e perigosas de fraude digital em Portugal. Autoridades e entidades reguladoras querem legislação mais robusta, enquanto alertam os consumidores para redobrarem os cuidados com chamadas e mensagens, mesmo que aparentem vir de fontes fiáveis.