Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

As listas foram aprovadas esta tarde em Coimbra, numa reunião dos bloquistas afetos à moção A, e colocam Pureza como primeiro nome à Mesa Nacional, o órgão máximo entre convenções, e à Comissão Política, que assegura a direção quotidiana do partido, avança a Lusa.

Embora os estatutos do BE não prevejam formalmente a figura de coordenador, o dirigente que lidera a lista mais votada à Mesa Nacional é habitualmente quem assume esse papel — o que faz de Pureza o candidato à sucessão de Mariana Mortágua.

José Manuel Pureza, de 66 anos, nasceu em Coimbra e foi eleito deputado por este círculo pela primeira vez em 2009, voltando ao Parlamento em 2015 e mantendo-se até 2022. Foi líder parlamentar e vice-presidente da Assembleia da República, além de ser atualmente membro da Mesa Nacional e ter sido candidato à Câmara Municipal de Coimbra este ano.

Em segundo lugar na lista à Mesa Nacional surge Isabel Pires, seguida por Fabian Figueiredo, Marisa Matias e João Curvêlo. A atual coordenadora, Mariana Mortágua, aparece em sexto lugar, mantendo-se assim entre os principais nomes do partido.

A lista inclui ainda figuras de peso como Joana Mortágua, José Soeiro, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Jorge Costa, Adriano Campos e Andreia Galvão — que recentemente substituiu Mortágua no Parlamento.

Entre as novas entradas estão a ex-eurodeputada Anabela Rodrigues, a vereadora lisboeta Carolina Serrão, Daniel Borges, António Soares, Joana Neiva e Maria Escaja, deputada municipal em Lisboa.

Mudanças na direção

A lista à Comissão Política, também liderada por Pureza, assinala a saída de Mariana Mortágua, que se candidata apenas à Mesa Nacional. Deixam igualmente o órgão dirigentes históricos como Jorge Costa, José Gusmão, Leonor Rosas, Pedro Filipe Soares e Moisés Ferreira.

Entre os recandidatos à direção estão Fabian Figueiredo, Isabel Pires, Catarina Martins, Andreia Galvão, Joana Mortágua, José Soeiro, Marisa Matias e Miguel Cardina. A eles juntam-se novos nomes como Bruno Góis, Daniel Borges, João Curvêlo, Mafalda Brilhante e António Soares.

A lista à Comissão de Direitos será encabeçada por Bárbara Ranito.

Além da “moção A”, que conta com cerca de 600 subscritores, a 14.ª Convenção Nacional do BE, marcada para 29 e 30 de novembro, contará com mais quatro textos alternativos, críticos da atual direção. Estes apontam falta de democracia interna e defendem uma maior aproximação às bases.

Com a candidatura de Pureza, o Bloco entra assim numa nova fase, marcada pela transição da liderança de Mortágua e por um debate interno sobre o rumo estratégico do partido nos próximos anos.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.