Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
O Irão suspendeu todas as trocas de mensagens com os Estados Unidos, interrompendo os contactos que decorriam através de mediadores, segundo avançou a agência Tasnim.
De acordo com a mesma fonte, a delegação iraniana deixou de interagir com os representantes envolvidos na mediação entre Teerão e Washington. A decisão surge na sequência do mais recente ataque de Israel ao Líbano. O Irão tem defendido que o fim da guerra naquele país constitui uma condição essencial para alcançar uma paz duradoura na região.
Entretanto, Teerão ordenou também o que descreve como um “bloqueio total” do Estreito de Ormuz e de Bab al Mandeb, classificando ambas as zonas como uma “frente de resistência”.
Segundo a agência Tasnim, o Irão continuará a coordenar a circulação marítima no Estreito de Ormuz. Já em Bab al Mandeb, passagem estratégica que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico, as operações da denominada “resistência” deverão ficar a cargo dos Houthis.
A designação atribuída por Teerão a estas áreas poderá sinalizar um regresso à luta armada, de acordo com a mesma fonte.
___
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários