Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
"Em resposta a um pedido das autoridades brasileiras, Portugal enviou, hoje, 7 de outubro de 2025, para a República Federativa do Brasil ampolas de Fomepizole injetável, medicamento essencial para o tratamento dos doentes que foram vítimas de intoxicação exógena por metanol em diferentes regiões daquele país", pode ler-se em comunicado enviado às redações.
Segundo a nota, "a doação do Governo português insere-se no quadro das excelentes relações de cooperação e amizade entre os dois países e mobilizou diferentes entidades nacionais nos últimos dias, em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED, I.P. e o Instituto Camões, I.P.".
"Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que aquele Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrenta e, sobretudo, para diminuir o número de vítimas mortais", é ainda frisado.
De recordar que casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas lançaram o caos em São Paulo e em outras partes do Brasil.
No final de setembro, a contaminação veio a público, quando médicos em São Paulo revelaram que vários pacientes surgiram nas urgências com sintomas de intoxicação por metanol.
As vítimas haviam consumido bebidas alcoólicas em bares e festas, o que levantou suspeitas de garrafas adulteradas.
__A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários