Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo o jornal Le Parisien, o condutor gritou “Allah Akbar” antes de acelerar em direção a pedestres e ciclistas por volta das 8h45 locais (7h45, em Lisboa). Apesar do teor religioso da expressão, o Ministério Público de La Rochelle afirmou que, “nesta fase”, o parquet antiterrorista não foi acionado. O caso está a ser tratado como uma tentativa de homicídio.
“O homem, ao volante do seu veículo, atropelou várias pessoas sucessivamente entre dois vilarejos da ilha de Oléron”, noticiou o Le Parisien, que cita fontes da polícia.
O agressor, um francês de cerca de 30 anos residente em La Cotinière, foi intercetado sem resistência pouco depois do ataque, enquanto tentava incendiar o seu carro, no qual foram encontradas garrafas de gás. Segundo o mesmo jornal, o veículo chegou a pegar fogo parcialmente.
Cinco das vítimas ficaram feridas, quatro delas com gravidade, e várias foram transportadas de helicóptero para o hospital universitário de Poitiers. Uma célula de apoio psicológico foi criada no Château d’Oléron para assistir familiares e testemunhas. Os feridos têm entre 22 e 67 anos.
De acordo com o Le Parisien, o suspeito era conhecido localmente por comportamentos problemáticos, ligados ao consumo de álcool e drogas, mas não constava no ficheiro de prevenção à radicalização de caráter terrorista (FSPRT). As autoridades investigam também a hipótese de que o homem sofra de distúrbios psiquiátricos.
O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, confirmou nas redes sociais que se deslocará à ilha “a pedido do primeiro-ministro”, e assegurou que uma investigação foi aberta para esclarecer as motivações do ataque.
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários