Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

A Procuradoria Europeia (EPPO, na sigla inglesa) realizou buscas no Colégio da Europa, em Bruges — instituição académica de prestígio que Mogherini dirige desde setembro de 2020 — e no Serviço Europeu de Ação Externa, em Bruxelas. A investigação centra-se no possível uso indevido de fundos europeus destinados à formação de diplomatas.

Segundo fontes ligadas ao processo, três pessoas foram detidas durante as buscas, incluindo Federica Mogherini. A investigação apura se houve irregularidades na gestão do financiamento europeu utilizado para programas de formação dentro do Colégio da Europa.

Federica Mogherini desempenhou papéis-chave na política externa da UE entre 2014 e 2019 e, desde que assumiu a direção do Colégio da Europa, tem liderado a instituição em Bruges, reconhecida pela formação de diplomatas e funcionários públicos europeus.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.