Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

De acordo com a plataforma oficial do Ministério da Saúde, pelas 17h00, o tempo médio de espera para estes doentes era de 1 dia e 39 minutos. À mesma hora, encontravam-se 51 utentes com pulseira amarela na unidade hospitalar.

Já os doentes muito urgentes (pulseira laranja) esperavam cerca de quatro minutos, enquanto os pouco urgentes (pulseira verde) enfrentavam quatro horas e 19 minutos de espera.

Em resposta à agência Lusa, fonte do Hospital Dr. Fernando Fonseca explicou que os atrasos se devem à falta de alguns médicos escalados e ao elevado número de situações emergentes registadas nas últimas horas.

“O perfil dos atendimentos, com vários casos de doentes emergentes que necessitaram de ser reanimados, mobilizou durante mais tempo os profissionais de serviço”, indicou a mesma fonte.

A administração do hospital afirmou estar a trabalhar para “minimizar o mais rapidamente possível o impacto deste atraso” e apelou aos cidadãos para que, antes de recorrerem à urgência, contactem a linha SNS 24 (808 24 24 24), de forma a evitarem deslocações desnecessárias e ajudarem a aliviar a pressão sobre o serviço de urgência.

O Hospital Amadora-Sintra é uma das unidades mais sobrecarregadas da Área Metropolitana de Lisboa, atendendo diariamente centenas de utentes oriundos de vários concelhos da região.

__

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.