O "entra e sai" de outrora, com tratores carregados de aveia para o celeiro, contrasta agora com o "marasmo" nas antigas instalações de uma das últimas Unidades Coletivas de Produção (UCP) a fechar portas no Alentejo.
A agência Lusa juntou, por duas vezes, os homens que, a partir de um "barracão" do quartel da Pontinha, arredores de Lisboa, lideraram o 25 de Abril, o golpe que derrubou a ditadura mais longa da Europa.
Mal se deu o 25 de Abril de 1974, os emigrantes António Merêncio e Fernando Guerreiro apressaram-se a regressar a casa, no Alentejo. E bem a tempo de participarem no início da Reforma Agrária.
O Senado norte-americano aprovou uma lei que impõe um ultimato ao TikTok, prevendo a interdição da plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a empresa-mãe chinesa ByteDance.
O Senado dos Estados Unidos aprovou, após meses de bloqueio, um novo pacote de ajuda militar de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), que pode ser enviado para Kiev esta semana.
A organização não-governamental (ONG) Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje a detenção arbitrária de defensores dos Direitos Humanos na China, "esmagar a dissidência e reduzir o espaço da sociedade civil".
Os EUA denunciaram "relatos credíveis" sobre restrições à liberdade de expressão e dos 'media' em Macau, bem como sobre a incapacidade de mudar de governo em "eleições livres", num relatório repudiado pelas autoridades da região.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina inicia no domingo uma viagem de 10 dias pela China, França, Bélgica e Portugal, para aumentar as exportações e investimento na terceira maior economia da América Latina.
O Governo de Timor-Leste apelou hoje para o fim "imediato da violência" em Myanmar (antiga Birmânia), após uma escalada do conflito, e manifestou apoio a "medidas urgentes" para proteger civis e garantir assistência humanitária.
O Governo de Timor-Leste manifestou hoje preocupação com a situação no Médio Oriente e salientou que o país "está pronto para apoiar iniciativas" com base nos "princípios da Carta das Nações Unidas".
O libertário presidente argentino, Javier Milei, está a procurar minimizar a crise orçamental nas universidades públicas, considerando-a algo normal, em polémica com os opositores de esquerda, influentes nos espaços universitários.
A desigualdade crónica, o racismo estrutural e a violência ainda são grandes problemas que ferem os direitos humanos no Brasil, segundo o relatório anual divulgado hoje pela Amnistia Internacional (AI).
A Amnistia Internacional acusa o regime da Guiné Equatorial de continuar a restringir o direito à liberdade de expressão e de detenções arbitrárias e inclui alegações de tortura e outros maus tratos no seu relatório anual, hoje divulgado.
Prisões arbitrárias, violência policial, impedimento de reuniões pacíficas e ameaças à liberdade de associação foram as principais fragilidades de Angola no domínio dos direitos humanos em 2023, identificadas no relatório anual da Aministia Internacional (AI).
A Amnistia Internacional aponta "abusos" dos militares contra civis em Moçambique e repressão dos direitos à liberdade de expressão, de reunião pacífica e de associação em 2023, acusando a polícia de "não proteger" a população dos criminosos.
A secretária-geral da Amnistia Internacional afirmou hoje que a guerra em curso na Faixa de Gaza "rasgou em pedaços" as lições aprendidas com o Holocausto e simboliza o fracasso do sistema pós-Segunda Guerra Mundial e do direito internacional.
O presidente do Benfica disse hoje entender a frustração dos adeptos 'encarnados', com quem partilha a tristeza, mas depois de o treinador da equipa de futebol, Roger Schmidt, ter sido contestado em Faro, pede contenção nas críticas.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, tem previsto participar de um jantar comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril na residência oficial da Embaixada de Portugal em Brasília.
Um golo do avançado Arkadiusz Milik garantiu hoje o apuramento da Juventus para a final da Taça da Itália em futebol, apesar da derrota por 2-1 na visita à Lazio, no jogo da segunda mão das meias-finais.
A Liga dos Direitos Humanos e a associação de ajuda aos migrantes Utopia 56 apresentou hoje uma queixa por cumplicidade em crimes contra a humanidade e tortura contra Fabrice Leggeri, candidato da extrema direita francesa às europeias.
O Arsenal dizimou hoje o Chelsea por 5-0 no Emirates, conseguindo a maior vitória de sempre face ao rival do noroeste de Londres, e isolou-se, provisoriamente, na liderança da Liga inglesa de futebol.
A crise da habitação poderá ser resolvida com mais construção, mas é preciso garantir que a oferta não é excessiva para evitar uma crise de sentido oposto, alertou hoje, no Algarve, o Governador do Banco de Portugal (BdP).
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou hoje três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto de Sousa Martins, rosto da revolta académica em 1969.